Escritório Modelo: apresentação HFG

Com o objetivo de servir de inspiração para a convivência pacífica, o exercício da tolerância, a prática da solidariedade e para a formação de cidadãos e futuros profissionais autônomos e participativos nos processos de produção de nossas cidades, o escritório-modelo do curso de arquitetura e urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário vem acolhendo práticas pedagógicas experimentais que tornam o aprendizado mais significativo, bem como seus resultados preciosos para as mudanças tão necessárias para a realidade brasileira. Criado no início dos anos 2000, o escritório modelo desenvolveu centenas de estudos propositivos em arquitetura, urbanismo, paisagismo e design universal gratuitos para atender comunidades carentes, igrejas, ONGs, hospitais e instituições públicas sob a supervisão atenta de nossos educadores. Pelas atividades de “estágio voluntário” que são parte integrante da matriz curricular, milhares de alunos disponibilizaram e ainda hoje disponibilizam, 80 horas de dedicação a formulação desses estudos voltados à comunidade, impactando positivamente e das mais variadas maneiras na vida de milhões de pessoas. Dos cerca de 200 alunos que se formam anualmente, aproximadamente 16 mil horas de trabalho dirigido para o bem social foram aplicadas. O êxito de suas produções gerou um novo escritório denominado D!Lab que atua  nos cursos de Design de Interiores, Design, Fotografia e Moda.  Desde a produção de mapas táteis para deficientes visuais feitos para as  estações de metrô (e arredores) da cidade de São Paulo até a produção de Layouts de ambientes para pessoas com deficiências funcionais diversas, da  organização de Trotes Solidários que incentivam a produção de reformas, construção de espaços urbanos utilizando o urbanismo tático como método entre outros, o escritório-modelo vem impactando positivamente também nossos alunos por meio da melhoria da autoestima, resignificação de seu papel como cidadão apontando-lhe os caminhos para a mudança de sua realidade por meio de uma cidadania cada vez mais ativa, tolerante, plural e próspera.

Benefícios & Impacto sociais: números e ações que mudam realidades

Formam-se cerca de 200 alunos anualmente no curso de arquitetura e urbanismo. Cada aluno disponibiliza 80 horas de atividades acadêmicas junto ao escritório modelo o que resulta em cerca de 16 mil horas por anos em ações que impactam direta e positivamente nas comunidades envolvidas. Em média, oito professores são responsáveis pelas atividades de tutoria. À título de ilustração, deixaremos aqui alguns exemplos de estudos propositivos:

  1. Mapas Táteis Urbanos para o metrô de São Paulo (3 milhões de usuários dia – Metro, 2015), para a SPTuris (Projeto Carnaval Paulistano: só não vê quem não quer! Cerca de 80 deficientes visuais) e para o mercado municipal de São Paulo (50 mil visitantes semanais): O trabalho resultou num blog que comunica as ações que vem sendo realizadas em tecnologias assistivas por nossos alunos e professores.
  2. Amparo Maternal: cerca de 1000 mulheres passam pela ONG. O escritório Modelo realizou duas reformas – uma de um brechó que atende a comunidade do bairro e outra de uma biblioteca de leitura para as parturientes.
  3. Casa Projeto & Estilo: já foram realizados mais de 30 layouts de ambientes para pessoas com as mais variadas deficiências num total de 25 revistas. Cada exemplar apresenta tiragem de 36 mil exemplares.
  4. Trotes Solidários: Quatro trotes já foram realizados. O último realizado o no ano de 2016 foi responsável pelo envolvimento de 140 estudantes, 12 professores e 1232 horas de voluntariado e beneficiou um lugar frequentado diariamente por mais de 3 mil alunos além dos moradores do bairro.  Os alunos criaram um longe urbano numa esquina criando um mural com realizados predominantemente por crianças cegas e com baixa visão. Um dos trotes mais significativos foi a Reforma de dois ambientes na UTI Neonatal do Instituto da Criança do hospital das Clínicas. Essa ação envolveu mais de 150 pessoas para a sua realização e beneficiou milhares de mães e crianças que circulam anualmente no local.

1. Mapas Táteis Urbanos
Site criado:
http://mapatatil.wordpress.com

Ações:

1.1. Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo

figura-03

figura-07
Estação Sta Cecília do Metrô

1.2. São Paulo Turismo – Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo

fig-7Mapa localizado no Parque Mário Covas, cidade de São Paulo, SP

fig-6
Detalhe dos levantamentos e informações (projeto) do Mapa Tátil da Estação Santa Cruz do Metrô SP
fig-8
Detalhe das informações em Braille do Mapa Tátil existente no Parque Mário Covas

fig-9
Imagem do Mapa Tátil existente no Mercado Central de São Paulo

2. Amparo Maternal

https://helenadegreas.wordpress.com/tag/amparo-maternal/

O trote só foi possível graças à união voluntária de alunos e professores de vários cursos que, sob a tutoria de professores de arquitetura e urbanismo e Design de Interiores conseguiram realizar o layout bem como a reforma.

trote-11

3. Casa Projeto & Estilo: 25 revistas publicadas com projetos (layout) para pessoas com deficiências funcionais desenvolvidos por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo & Design de Interiores junto ao escritório-modelo e posteriormente o D!Lab.

003

Ricardo Cipolla e Ana Paula HigaCozinha com princípios de Desenho Universal

CASA Projeto & Estilo FIAMFAAM Centro Universitário Helena Degreas Talita Benedicto  e  Vitor Zonderico Brandão   FIAM-FAAM Centro Universitário CASA Projeto & Estilo Helena Degreas

Ana Júlia Ribeiro, Barbara Cabral,Karoline Gaiardo Casa projeto e Estilo novembro 2012

4. Trotes Solidários

https://escritoriodearquitetura.wordpress.com/2016/10/27/arte-a-vista-um-presente-dos-alunos-do-instituto-de-cegos-padre-chico-e-do-fiam-faam-para-a-cidade/
https://designdeinterioresfiamfaam.wordpress.com/2015/07/19/trote-solidario-reforma-relampago/

Atividade que destacou-se nos meios de comunicação:
Programa Ressoar – Matéria da ação na Record News

Artigo publicado em Revista Eletrônica
A cidade como Sala de Aula!

Sem os tutores, nada disso seria possível! especiais agradecimentos:

Equipe de tutores do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo em 2016:
Helena Napoleon Degreas, Maria Albertina Jorge Carvalho (responsável 2016), Caio Boucinhas, Sylvia Dobry, Antonio Soukef, Clévio Rabelo, Olivia Buscariolli, Sergio Abrahão, Antonio Busnardo Filho

Equipe de Tutores do DLab! – Laboratório de criatividade inovação e design em 2016:
Adriana Valli Mendonça, Lilian Regina Machado de Oliveira (responsável 2016), Cidomar Biancardi Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s